Cronograma Capilar: O COMEÇO

Oi meninas tudo bem com vocês? Hoje venho trazer um assunto diferente para o blog.
A um bom tempo atrás conheci o famoso CRONOGRAMA CAPILAR, mas o que é isso Tauane?
Calma, vou explicar.

O que é? 
O cronograma capilar nada mais é do que um jeito de organizar os tratamentos e cuidados que o cabelo precisa e que serão feitos todo mês. Esses cuidados serão divididos em etapas que ocorreram semanalmente, sendo dedicado cada dia dessa agenda semanal e mensal para um cuidado específico.

Mas como são esses cuidados?
Ele é divido em 3 simples passos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Hidratação: É uma reposição hídrica, ou seja, ela repõe a água que o cabelo perdeu seja no dia a dia quando seu cabelo ainda é virgem e natural ou por processos químicos que fazemos ao longo da vida de alisamentos, colorações, uso de chapinhas, secadores e afins.
  
Nutrição: É uma reposição lipídica, ou seja, ela repõe lipídios, gorduras e óleos que o cabelo precisa para ficar nutrido e com capacidade de reter água e ficar saúdavel. Então nada mais é do que óleos e gorduras que o cabelo precisa ou seja, é um passo que passa para o cabelo vitaminas que o cabelo necessita,  por tanto gordura e oleosidade nos fios são necessárias para viver com cabelos maravilhosos!. Mas Tauane meu cabelo já é muito oleoso porque colocar mais óleos no meu cabelo?  Calma amiga, essa oleosidade a repor é na medida ideal que todo e qualquer cabelo precisa, e TODOS precisam, inclusive os que já são oleosos. MAS vocês não vão sair que nem umas malucas tacando óleos e cremes de nutrição em todo e qualquer cabelo, cada um terá uma quantidade diferente de necessidade – cabelos cacheados que tendem a ser mais “secos”, por exemplo, podem fazer um uso maior dessa etapa no seu cronograma capilar e os cabelos com maior oleosidade natural nos fios, deveram fazer o uso dessa etapa com menos frequência, mas NUNCA devem abrir mão de realizar, pois a nutrição é mega essencial. Entenderam? 

Recontrução: É uma reposição proteica, ou seja, essa etapa vai trazer ao fio a reconstrução da sua estrutura e assim repor as proteínas dos cabelos, trazer queratina, aminoácidos, colágeno (e outros) que compõe o fio e fazem ele ter força e resistência. Mas CALMA não vão sair fazendo essa etapa toda semana pois essa etapa tem que ser feita com muito cuidado, pois usada em excesso pode trazer um efeito negativo ao cabelo. Se você faz reconstrução demais você pode deixar o fio tão rígido, mas tão rígido que ele vai se partir e ficar com aspecto pesado e feio. E ninguém quer isso não é mesmo?  Por isso atenção ao uso dessa etapa. Faça apenas uma vez no mês ou a cada 15 dias se seu cabelo está muito danificado, mas JAMAIS faça mais de 2 reconstruções por mês, entenderam?  Mas se seu cabelo está muito danificado e quer fazer duas dessa etapa por mês procure primeiro a opinião de mais de um cabeleireiro para saber se é mesmo necessário usar duas vezes no mês ok? Ou então se você não quer falar com algum cabeleireiro vá fazendo o cronograma com apenas 1 reconstrução no mês e veja se ele está melhorando, se não cabeleireiro já.   

UFA, quanta coisa. Mas é preciso saber certinho o que cada etapa pode trazer para nosso cabelo.

Voltando ao motivo do post, na época que fiz pela primeira vez esse cronograma tinha acabo de pintar meu cabelo cobrindo um ombré hair que estava danificando muito meu cabelo e não queria cortar porisso pintei.
Pedi a opinião de algumas pessoas de grupos sobre cabelos no facebook e me indicaram a tabela oficial do cronograma que é a seguinte: 


Por 2 meses usei essa tabela e ainda assim falhando alguns dias por conta do tempo curto na minha rotina até que acabei parando totalmente o cronograma.
Com as lavagens meu cabelo foi ''eliminando'' a tinta que tinha passado e hoje da pra ver certinho onde está o ombré hair que saiu e as pontas duplas começando a aparecer.
E essa semana decidi voltar a fazer o cronograma corretamente e vi que a Alê Kamaleoah  está fazendo também e gente como o cabelo dela está lindo né? Vejo os videos dela morrendo de amores e querendo meu cabelo grande e lindo também como o dela.

Como no fim desse ano me formo no ensino médio e terá formatura quero cuidar bastante do meu cabelo para que ele esteja lindo no dia *-*
Bom, dessa vez resolvi usar de inspiração a tabela que ela está usando que é a seguinte: 

Baseando nessa tabela e nos produtos que tenho aqui em casa montei a minha tabela que é a seguinte: 
Além dos itens dessa tabela que é mais pra mim me organizar com máscaras e leave-in estou fazendo Umectação que é um item da etapa Nutrição e nada mais é do que você passar óleos no seu cabelo como disse na descrição dessa etapa.
O óleo que estou usando é o ÓLEO DE RICINO - se quiserem posso fazer um post somente falando desse óleo e de outros que você pode estar passando no seu cabelo, é só falar que faço ok? - Além desse óleo estou usando dois tônicos da Gota Dourada, um suplemento vitamínico chamado Glicopan Pet e o famoso Bepantol Derma Solução. E além de alguns itens extras e outros que comprei e está para chegar. Quanta coisa!

Lembrando que para você fazer o cronograma você não precisa ter 357 mascaras, não nada disso! Eu tenho várias por amar coisas de cabelo e gostar de testar várias coisas. Para fazer o básico que você precisa ter é 1 máscara para hidratação, 1 máscara para nutrição e 1 máscara para reconstrução mas mesmo assim se quiser pode ter somente 1 pra hidratação e 1 para nutrição e 1 queratina liquida, mas porque a queratina ao invés da mascara própria de reconstrução Tauane? Bom você pode usar a mascara de hidratação na etapa de reconstrução usando juntamente a queratina, entenderam? Ai vai da escolha de vocês.

Bom, basicamente é isso meninas se quiserem faço posts para vocês separadamente de cada produto que uso para saberem um pouco mais de cada caso também queiram comprar algum dos produtos que uso é só avisar que faço ok? 

Então é isso meninas e ai quem ai vai fazer esse cronograma comigo?




2 comentários:

  1. Oii linda, tudo bem? Espero que sim!
    Adorei o post, ficou muito bom a explicação, estou querendo fazer um cronograma tambem, meus fios precisam.
    Beijos.
    www.makeuparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi ma estou bem sim e você?
    A que bom que gostou. faça sim é muito bom, se puder compartilhe com a gente que produtos está usando.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Tauane Miranda. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo